Exercícios

Aula 1 - 16/5/2011

Depois de uma boa conversa sobre a importância da Gestão da Informação e do Conhecimento na Organização Pública, nosso primeiro exercício consistiu em falar aberta e livremente sobre hábitos ou comportamentos que podem causar problemas na comunicação - até porque sem ela não há como gerar novos conhecimentos, certo?
Alguns macropontos vieram à tona, num total de 14. A partir daí, fizemos uma divisão da turma em grupos, para que cada um (grupo) pudesse desenvolver ideias criativas para minimizar os problemas relacionados.


1) Demora às demandas de informação
GRUPO: MARCELO / CRISTINA / TANIA

2) Hierarquização excessiva no fluxo da informação
GRUPO: FABIO / BARBARA / OSCAR

3) Desinformação ou Entropia
GRUPO: EDLAINE / ROSE / ÁLVARO

4) Falta de Padronização (modelo de conhecimento)
GRUPO: ELIANA / MARCELO P

5) Ilhas de conhecimento – Departamentalização do conhecimento
GRUPO: RICARDO / ARMANDO / ANDREA / TATIANA

6) Traduzir claramente o seu papel (constituir o sujeito na organização pública de modo coerente)
GRUPO: SILMARA / NESELI

7) Linguagem clara, objetiva e acessível
GRUPO: CARMEN / LIZETE / CRISTIANA / LUIZ CARLOS

8) Excesso de burocracia afetando a hierarquia da informação – Cultura do óbvio
GRUPO: FABIO N / NADIA / SANDRA / SALETE

9) Ideia errada do que é urgente e prioritário
GRUPO: ANA CRISTINA / MARCOS / DAYSE / M CRISTINA / ROSA

10)Gargalos na informação – Informação destorcida
GRUPO: ZULEICA / ADELAIDE / JOÃO

11)Detenção de informação como massa de manobra
GRUPO: AGNALDO / ELIZETE / CLEIDE

12)Quando não se mede o impacto da informação
GRUPO: SIMONE / DENISE / CIDA

13)Supressão de informação com a intenção de reduzir responsabilidades
GRUPO: NILCE / AURORA / M CARMO / NORMA


Todos devem preencher este formulário.

Aula 2 -23/5/2011


Após a leitura do post Wikileaks e o efeito borboleta, identifique os atributos para a gestão da qualidade da informação, a fim de dizer de que forma os aspectos dimensionais da informação aparecem no caso Wikileacks positiva e negativamente. Em seguida faça a seguinte reflexão: o que é (ou deixa de ser) ético? Vale receptar uma informação ainda que a justificativa esteja na possibilidade de se evitar um mal maior? É ético deixar em seu lugar seguro uma informação que pode mudar o mundo, simplesmente porque não é da nossa conta? A ética estaria no ato de informar, na literacia ou na intenção do uso?

Tarefa: Postar a opinião de modo suscinto.


Aula 3 - 30/5/2011
Leitura sugerida: BAPTISTA, Dulce Maria. Do caos documentário à gerência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 23, n. 2, p. 239-248, maio/ago. 1994.

Resumo: A gerência da informação foi o paradigma escolhido na formulação de uma proposta que atendesse à necessidade de organização da informação, enquanto instrumento para a tomada de decisão no âmbito das organizações bem como de prestações de serviços relacionados. Para isso, estabeleceu-se um quadro referencial que serviu como ponto de partida para a definição de um roteiro cujas etapas iniciais foram postas em prática na Associação Nacional do Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). A versatilidade desse roteiro é testada com a utlização de três sistemas gerenciadores de base de dados.
Tamanho: 1,12 MBFormato: Adobe PDFbaixar
Depois de ler o texto, elaborar uma demanda de informação bem objetiva, utilizando como modelo o QUADRO 3 - Estrutura de dados dos registros. Dê preferência a uma demanda real de informação, algo que lhe possa ser (de fato) útil.

Aula 4 - 6/6/2011
Utilizar os princípios da Janela de Johari para dizer o que cada um sabe de si, que o outro talvez não saiba; o que cada um sabe de si, que talvez o outro também saiba; mas também saber aquilo o que o outro viu em você! Para a tarefa, utilizar a área de contatos da turmapos41@gmail.com


Aula 5 - 13/6/2011
Depois de ler o texto Eu, documento!, responder às seguintes questões: 1) "por que a memória total transformará a forma como pensamos nossa vida?”; 2) “(...) estamos prontos para lidar com um tipo de memória tão diferente da natural?"



Jogo de interação
Compartilhar entre o grupo as seguintes informações:
1) eu sei...

2) eu pretendo saber...
3) procuro que saiba...
O objetivo é descobrir COMPETÊNCIAS agregadoras.

Documentar e disponibilizar no formadto de PÁGINA AMARELA/ CLASSIFICADO.

Aula 6 - 20/6/2011

Depois de assistir o filme inspirado na obra de Umberto Eco, desvendar o mistério que envolve o próprio título O nome da rosa. O que ele representa? A "resposta" está no posfácio do autor: "A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que não esteja presente e nem sequer exista". Interprete e socialize.

Aula 7 - 27/6/2011

"Uma entidade aprende se, através do processo de informação, uma parte de seus potenciais comportamentos é mudado (sic)". (HUBER, 1991)
a partir dessa premissa, crie um MAPA MENTAL que represente de que forma você pode contribuir efetivamente para criar condições de a organização para a qual colabora, criar, adquirir e transferir conhecimentos e modificar seus comportamentos para refletir estes novos conhecimentos e insight.

Aula 8 - 4/7/2011
Espetáculo A Cartilha
Baseado na cartilha criada pela turma T38, os alunos (divididos em grupo) realizam esquetes nas quais os temas abaixo-relacionados devem aparecer, assim como as sugestões propostas:
Grupo da Zuleica - p.16 - Falta de confiança
Grupo do Fabio - p.23 - Falta de entrosamento
Grupo do Marcelo - p.25 -
Grupo da Cris - p.14  - Excesso de regras, hierarquias e normas engessadas
Grupo da Norma - p.8 - Burocracia em excesso
Grupo do Ricardo - p.21 e 26 - Insegurança
Grupo da Sandra - p.12 - Mau uso da internet
Grupo da Lizete - p.11 -
Grupo da Rosa - p.30 -