4.7.11

"Patchworknowledge"

(Organizado por Tina Andrade)

"A informação restrita a poucos representava dominação/poder. O conhecimento sempre foi e (é até hoje) uma ferramenta poderosa. A morte era a única que poderia evitar que novos pensamentos e ideias se desenvolvessem através da leitura. […] Uma coisa imaginada, de tão desejada e insistentemente repetida, passa a ser considerada como uma coisa verdadeira.

[…] Muitas informações conseguem ainda não sofrer distorções e... sobrevivem ao tempo; […] através de um processo de revisão contínua, fazem com que descubram uma atitude de busca, transformação, inserção e compartilhamento[…].

Poderemos deixar um legado vasto e rico de informações para as gerações futuras […] que transformarão não só as empresas, mas nossa sociedade como um todo. Ou será que não estamos preparados para tanta informação?

A informação é hoje encarada como um recurso essencial para as organizações. Não basta apenas ter a informação, é necessário saber utilizá-la […]. O conhecimento [...] de uma forma forte e consistente pode ser usado e compartilhado, jamais negado; […] quando passa a fazer parte das ações do dia-a-dia, é aprendizagem.

A sociedade necessita urgentemente de seres humanos que desenvolvam e utilizem a maior de suas potencialidades: a atividade mental cognitiva. O saber é luz para novos horizontes e o caminho para realizações pessoais. Ainda há tempo para repensarmos nossas necessidades.

[…] A frase “você não precisa pensar, só precisa obedecer” - foi a cultura do fracasso que os empresários buscaram tendo uma política assim.

Caminhamos então, para um modelo social mais próximo da perfeição, onde encontramos, em um mesmo conjunto, a valorização do ser humano e por consequência da organização a qual ele participa. O conhecimento é o poder da escolha, não ocupa espaço - como algo transformador e bom para as pessoas que se relacionam conosco e para o mundo.

Nos deparamos com a necessidade de disseminação de informação e conhecimento, com a completa assimilação do significado de cada informação que leva ao conhecimento para resolução de problemas.

É muito importante saber filtrar[…], além de saber usar as informações. Vivemos em tempo real no mundo globalizado, conjugamos trabalho, lar, estudo e negócios, somos um verdadeiro arquivo de bits.

Este é um risco efetivo. Já sabemos que as informações são dados interpretados, dotados de relevância e propósito. […] É fundamental usar a informação, transformá-la em conhecimento e dela fazer uso com responsabilidade para atingir nossos objetivos[…]; transformar a informação em conhecimento e contextualizar na vida e nos desafios que enfrentamos […] como a nossa própria memória.

A experiência é um acúmulo de diversas informações que vai nos formando como indíviduos que somos, como cidadãos e nos posiciona nesta vastidão de incertezas que o futuro pode nos oferecer.

O comportamento ético é a forma que o indivíduo deveria se comportar no meio em que vive, sendo transparente, sem manipulações. Dá para perceber é que, o que mais temos são manipulações e coalizões com o intuito de divulgar só o que é conveniente e oportuno.

As novas tecnologias digitais estão mudando não só o modo de comunicar, mas a comunicação em si mesma a ponto de provocar ampla transformação cultural. Precisamos ser capazes de utilizar a tecnologia de forma consciente [...] Temos que sair da zona de conforto para fazer a nossa parte.

Internet deve ser um instrumento de desenvolvimento social[…] pode ser usada de várias maneiras[…] um dos atributos da qualidade da informação é a fonte […]. Merecem reflexão e créditos: a qualidade e a ética da informação postada na internet e a fragilidade na segurança -a qualidade da informação é centrada no usuário.

A liberdade de expressão na internet trouxe excesso de transparência, mas precisamos agir com responsabilidade e senso crítico ao interpretá-la.

As organizações ainda não sabem muito bem como lidar com as novas formas de comunicação e de transmissão de informações... a gestão da qualidade da informação passa pela atenção a essas duas questões: “o que divulgar?” e “para quê divulgar?”

Mas é a experiência pessoal ou comunitária que nos permite descobrir um sentido para as coisas. Sem a experiência, não há vida e não passará de acúmulo de informação. No entanto, é necessário que cada um supere sua cota de egoísmo.

Importante passarmos a ser mais criteriosos ao ler e falar, analisando a credibilidade e responsabilidade que (isto) vai gerar.

Em toda situação haverá pontos positivos e negativos. Nos resta tomar medidas quanto a um estilo de vida coerente, claro, ético com educação e acima de tudo a construção de relações humanas geradas pela comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro.

Estarmos abertos ao aprendizado e ao conhecimento do outro, nos realizará plenamente. [...] Vamos refletir muito sobre o que essa mudança de paradigma poderá nos trazer."

Até aqui este texto faz sentido para você? Pois saiba que ele é uma prova do que é possível obter ao conectar pessoas, suas ideias e seus ideais. Este é um “patchworknowledge” - um neologismo que criei para “costurar” tantas e tão diversas opiniões e ter esta “malha” de conhecimento.

Tudo o que você acaba de ler ou ouvir é a “costura” dos muitos recortes dos mais de 150 comentários “estampados” pelos alunos do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública (UMC/FEAP) no blog InfoC41[1] criado para a socialização dos saberes.

Todos já podem dar o próximo e decisivo passo, seguros de que estarão prontos para inaugurar uma cultura da informação na organização pública.

16 comentários:

  1. TINA,
    Lamentavelmente nosso contato foi curto, mas voce nos ensinou a compartilhar a informação.
    Em cada uma de suas oito aulas, aprendemos a somar para podermos dividir com o proximo!
    Que em sua jornada, voce semeie muitos alunos para poder regar com seu jardim de conhecimento e saber e, futuramente, colher lindas e raras flores.
    Muito obrigada por tudo, professora.

    ResponderExcluir
  2. Começamos muito bem a Pós e fehcamos com chave de ouro a sua Matéria Tina...
    Parabéns e muito obrigada pela sua dedicação!!
    Abraços forte e esperamos te reencontrar.

    ResponderExcluir
  3. Legal,

    Espetacular idéia! Com uma mescla tão rica de informações geradas por uma quantidade tão grande opiniões, podemos até dizer que esse texto representa o registro da voz da "Turma 41" sob pela ótica da jornalista Tina!rsrsrsrs
    Parabéns e obrigado!

    Marcelo Pierantozzi Gonçalves – Turma 41.

    ResponderExcluir
  4. Tina,
    Agradeço pelo ensinamento, pela experiência de coisas novas, por sua vontade de viver e o conhecimento proporcionado por você.
    Agradeço também, pela surpresa deste texto mágico transformado como uma colcha de retalhos produzida por você que é uma caixa mágica de informações.
    Onde o resultado final do trabalho nos remete a saborear aquele gostinho de satisfação e felicidade ao reconhecer alguns trechos que são um pedacinho de cada um de nos, como também ter a sensação de missão cumprida e mais uma etapa realizada.
    Foi muito bom ter aula com Você.
    Desejo sucesso, sal e luz...

    Muito obrigada.
    Denise Freitas
    Gestão da Informação e Conhecimento – Turma 41

    ResponderExcluir
  5. Tina!!!!
    Parabéns por mais esta iniciativa e criatividade.
    É muito gostoso ver todas as opiniões se completando e fazendo do conhecimento de cada um de nós um instrumento de informação e integração.
    Valeu muito!!! Continue sempre com este entusiasmo e vivacidade! Beijão e até breve!!!

    ResponderExcluir
  6. Tina,
    Agradeço por todos esses momentos de troca.
    Por nos ajudar a assimilar e a compartilhar informações transformando-as em conhecimento.
    Obrigada.
    Adelaide S. Martins T(41)

    ResponderExcluir
  7. Tina, foi maravilhoso o tempo que você passou com a turma 41, sua criatividade realmente e demais.
    Beijos, não desapareça, vou continuar olhando o blog

    Tania Angela turma 41

    ResponderExcluir
  8. Tina mas uma vez parabéns pela sua dedicação.
    Obrigado por despertar em nós a importância da qualidade da informação, está materia agregarar em muito nosso dia-a-dia, pois daqui pra frente ficaremos mais atento a qualidade da nossa comunicação, pra que os receptores recebam com clareza a nossa mensagem.

    Elizete Silva - turma pos 41

    ResponderExcluir
  9. Tina, eu achei o “patchworknowledge” excelente!!
    Muito importante para compartilhar o conhecimento.
    Obrigada por ter agregado tanta coisa nas nossas vidas, mas a mais importante é o cuidado que devemos ter com a nossa qualidade da informação e comunicação. Valeu!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Tina foi muito bom o tempo que passamos juntos, pena que foi muito curto, mas pode estar certa vai ficar para sempre.

    Silmara Aparecida Fortunato Pereira – Pós turma 41

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por compartilhar conosco essa imensidão de informações.

    Neseli - Turma pós 41

    ResponderExcluir
  12. Sabe, ser professor nos dias de hoje não é tarefa fácil e você nos ensinou com paciência e soube liderar muito bem, nos dando exemplo de vida.
    Obrigada pela parceria e pela troca de conhecimentos. Vamos manter contatos e aumentar nosso conhecimento, mais uma vez Obrigada.

    Tatiana Martins Coelho - Turma 41 - Gestão Pública

    ResponderExcluir
  13. Tina, foi bom demais ter sido sua aluna neste bimestre e ter adquirido não só conhecimentos relacionados a Gestão da Informação e Conhecimento, mas ter tido o privilegio de conhecer um ser humano como vc.
    Alias , aproveitando a oportunidade, vc recebeu o DVD inteiro...rsrsrsrs.Obrigada por tudo. bjo Andrea Franco

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com o texto e que o conhecimento sempre será uma ferramenta poderosa.
    Os processos gerenciais de informações devem ser muito bem controlados, desenvolver e disponibilizar as ferramentas e tecnologias para atender as necessidades da organização e usuários.
    O compartilhamento e a retenção do conhecimento têm a finalidade de proteger a organização dos riscos da perda de diferenciais conquistados.
    O canal de comunicação é fundamental dentro de uma organização tendo em vista a globalização, a organização pública ou privada que não se adequar, simplesmente ficará para traz, ou seja, ficará sempre na sombra e nunca chegará à luz, por não passar por este processo de transformação. A falta de maturidade das pessoas que ainda precisam se desenvolver, isto atrasa o processo e prejudica toda uma cultura de inovação. O objetivo é que todas as organizações caminhem para o sucesso, como se fosse uma equipe macro, levando o Brasil para um país melhor, e a informação deve estar presente, o conhecimento deve ser repassado para que outro de continuidade e no futuro tenha orgulho de um pedacinho de nós que ficou na organização.

    Carmen Cristovam- turma 41- Pós - RGM 72257

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por compartilhar conosco toda essa gama de conhecimento, com um grupo que começou timidamente e no decorrer do curto espaço de tempo revelou grandes talentos e habilidades, com as novas descobertas. Tudo graças ao concurso e a dedicação de uma pessoa simples, altruísta, comprometida não somente com o trabalho, mas principalmente com pessoas, na construção de um mundo melhor.
    Norma – Turma 41.

    ResponderExcluir