4.7.11

Last, but not least!

Imagem: the design inspiration

A frase de Shakespeare, em Julius Caesar, III, i, 189, da qual me aproprio da tradução literal para dizer que teremos hoje "o último, mas não / de forma alguma / nem por isso o menos importante" encontro. Eu os conheci de um jeito e os estarei deixando de outro (acho que melhor), mais conscientes de que todas as mudanças necessárias começam na vontade de cada um em contribuir com suas novas habilidades, conhecimentos e, principalmente, atitudes(!), ou seja, com as novas competências reveladas e/ou adquiridas em sala.
Juntos fizemos novas e importantes descobertas: passamos a enxergar o outro como reflexo de nós mesmos e entender que É POR ISTO que nós quem precisamos mudar, não ele! Também aprendemos, juntos, que a falta de informação é uma epidemia que precisamos combater com a vacina da tolerância e do altruísmo.
Muitas coisas acontecem no nosso entorno, mas poucas parecem pertencer a nós: mas pertencem!
Na verdade somos ao mesmo tempo produto e produtores de todas as coisas; e só uma boa NOÇÃO DE PERTENCIMENTO é que fará com que a gente consiga realizar significativas mudanças no mundo em que vivemos, começando pelo primeiro lugar, que é onde o nosso braço alcança.
Precisamos ensinar COM AMOR ao maior número de pessoas possível, que aonde existe uma crise existe, também, uma fantástica oportunidade de mudança e DESPERTAR nestas pessoas esta vontade INSPIRANDO-AS com nossas próprias ações.
Aprendemos que as coisas sérias podem ser resolvidas com ALEGRIA e que ao compartilhar um pouco do que somos, encontramos ECOS do nosso espírito.
Vocês me emocionaram com sua dedicação e eu pude ler nas expressões e gestos de cada um as respostas que eu tanto precisava para compor cada vez mais e melhores práticas em busca de "informar para formar" uma legião de potenciais trabalhadores do conhecimento.
Muito obrigada a todos por me receberem e além de me aceitarem como sou e com o que tenho, confiar seus sentimentos e compartilhar seus desejos, necessidades e vontades comigo.
Sei que posso fazer bom uso disto.
Para encerrar, deixo um de meus pensamentos: "É ecologicamente correto RECICLAR ideias, consumir conscientemente conteúdos e entender que CONHECIMENTO também é matéria retornável".
Boa missão eco-LÓGICA ,<)

15 comentários:

  1. Obrigada Tina, por dividir um pouco do seu conhecimento conosco.... Sucesso!!! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uau!!! Esse foi muito forte!
    Obrigada, professora Tina, por tanta dedicação, empenho e tolerância.
    No decorrer de suas aulas, fomos agraciados por uma tempestade de conhecimentos e muita informação.
    Voce deixará muita saudade.
    Continue tendo muito sucesso.
    Dayse

    ResponderExcluir
  3. Tina,
    Obrigada pela maestria com que vc nos conduziu ao conhecimento e informação.
    Muito sucesso a vc sempre.
    Seja feliz,
    bjo,
    Andrea Franco

    ResponderExcluir
  4. Grande TINA!
    Obrigada por nos colocar mais atentos ao mundo da Informação e reforçar que ´as mudanças que entendemos necessárias´devem começar com a Atitude de cada um utilizando nossas Competencias e Habilidades."Melhores Práticas" na área pública para mim é uma busca constante e,certamente voce através de sua disciplina contribuiu para o crescimento de todos, compartilhando seu conhecimento conosco.
    Um grande abraço!Muita Saúde, Sucesso e Sorte para voce!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por nos ensinar com tanto empenho, pude perceber que você gosta do que faz, que faz com carinho e dedicação. Obrigada, mais uma vez, por dividir o seu conhecimento, com certeza levarei os seus ensinamentos para minha vida profissional e pessoal. Muito sucesso. Forte abraço.

    Cristiana F. F. Miranda Turma 41

    ResponderExcluir
  6. E lá se foi uma etapa da pós. Puxa! Como passou depressa... Ainda assim, conseguindo aprender muitas coisas novas, ampliando nossos conhecimentos, refletindo e modificando nosso modo de pensar e atitudes. Tina, nessa loucura de tantas informações, com certeza essas transformações nos tornam gestores melhores, mais observadores e críticos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Muitas coisas foram deixadas por voce em tao curto espaço de tempo, uma delas " voces não sabem ´fuçar´? " Pois, mais uma vez lembrei disso hoje, em meios de frases, textos que estou agora tentando inserir em um power point, sim, com sucesso estou conseguindo algumas coisas, lembrando de muitas novas informações deixadas por seu breve convivio conosco, fico feliz por ter tido a oportunidade de participar de suas aulas, e sei que é recíproco.
    Obrigada e boa sorte em sua trajetória tambem, beijo
    Rosa

    ResponderExcluir
  8. Tina,

    Se não tivesse sido agradável, não teria passado tão rápido... como diz o ditado: "Tudo que é bom dura pouco". Foi o primeiro de cinco módulos, espero que nos próximos tenhamos a sorte de receber e/ou compartilhar conhecimento com mestres bacanas como você!!! Obrigado, grande beijo!

    Marcelo Pierantozzi Gonçalves – Turma 41.

    ResponderExcluir
  9. Querida Tina!!!!
    Obrigada por ser tão vibrante e querer que estejamos sempre abertos ao conhecimento e informação.
    Foi muito bom este "clique" para ficarmos sempre alertas ao aprendizado, sabendo que compartilhar é a melhor ferramenta.
    Beijão e Muito sucesso!!!
    Maria Cristina Della Líbera - Pós 41

    ResponderExcluir
  10. Tina, só tenho a lhe agradecer.
    Muita PAZ E SAÚDE.

    Tania Angela turma 41

    ResponderExcluir
  11. Valeu Tina !!!
    Obrigada por compartilhar suas experiências e conhecimento.

    Elizete Silva - turma pos 41

    ResponderExcluir
  12. Oi Tina,
    Eu adorei a apresentação das esquetes.
    A turma foi muito bem nas apresentações, foi excelente!!!
    Obrigada por ter despertado tanto entusiasmo na nossa turma.
    Não se esqueça da gente.
    Beijos!!
    Cleide - Turma 41

    ResponderExcluir
  13. Tina,
    Sim, reciclar é o sentido fundamental para todas as coisas, considerando nossa própria existência e pensando em novas ideias e conhecimentos, o reaproveitamento ou reutilização consiste em transformá-los em algo já beneficiado em outro, podemos pensar também que renovar os conceitos ao longo do tempo nem sempre é uma tarefa fácil, mesmo assim devemos considerar, o que se sabe hoje pode não ter utilidade amanhã, por isso é muito importante a troca de conhecimento. E você nos mostrou esse caminho que estava desconhecido.

    Obrigada por passar seu conhecimento,pela sua paciência e dedicação.

    Denise Freitas
    Gestão da Informação e do Conhecimento
    Turma 41

    ResponderExcluir
  14. Concordo, de fato temos que ensinar com amor, desta forma ele se transforma e contamina o ambiente, trazendo só resultados positivos, mesmo se falharmos por um descuido ao passar um conhecimento, mas, depois em seguida, retificarmos o erro com a ação corretiva, este negativismo irá ajudar a nós reerguermos, se pensarmos com amor, ou seja, a cada não que recebemos por conta de algumas resistências, para nós que somos agentes da comunicação servirá só para nos fortalecermos, tratando sempre o determinado assunto com ética, talvez hoje um não e amanhã já possa ser diferente e desta forma a cultura da organização vai tomando forma adequada e rumo a excelência.
    Valeu o pouco tempo que ficamos juntos, o aprendizado foi muito rico e será de grande aplicabilidade no ambiente de trabalho.
    Professora Tina, você foi ótima.
    Parabéns.

    Carmen Cristovam- turma 41- Pós - RGM 72257

    ResponderExcluir
  15. Falar que você nos emocionou é pouco, mais ainda muito mais, você nos fez repensar conceitos e atitudes que não vão parar aqui.
    Deixou saudades!
    Beijos...
    Norma – Turma 41

    ResponderExcluir