Nome do Curso | Curso de Pós Graduação em Gestão Pública – 2011 / 2012 |
Código do Curso |
Nome da Disciplina | Gestão da Informação e do Conhecimento |
Código da Disciplina | |
Carga Horária Total | 32 horas |
Período | 16/05 a 04/07/2011 |
Turma | T 41 –Secretaria de Finanças |
Objetivos da Disciplina Proporcionar aos alunos conhecimento e técnicas para elaboração do planejamento, procurando demonstrar a importância da implantação de um sistema e controle orçamentário como instrumento na tomada de decisões. |
Ementa Identificação das necessidades, desenvolvimento, implantação e atualização do sistema de informações da organização – gestão da informação para apoiar a missão institucional e promover a integração com cidadãos usuários, sociedade, fornecedores e parceiros. Identificação, tratamento e compartilhamento do conhecimento - gestão do conhecimento para melhoria dos processos, produtos e serviços. |
1. Pós-Graduação e Universidades Corporativas – aprendizagem organizacional na esfera pública – opção institucional para o gerenciamento da criação de conhecimentos, da aprendizagem e inovação. 2. Conceito de informação 2.1 Contextualização 2.2 Fundamentos da Informação 2.3 Contribuição da Teoria da Hierarquia das Necessidades para a aprendizagem 2.4 Produção e consumo de serviços e produtos da informação 3. Gestão Estratégica da Informação 3.1 Objetivo e princípios básicos 3.2 Sistemas da informação e governança dos recursos da TI 3.3 Linguagem documentária, terminologia, taxonomia e metadados 3.4 Mineração 4. Competência informacional 4.1 Comportamento e cultura da informação 4.2 Deontologia 4.3 Políticas 4.4 Hideability, Findability – segurança e controle de acessos 5. O papel da Gestão do Conhecimento 5.1 Condições para a criação do conhecimento na Administração Pública 5.2 O cérebro é o poder 5.3 GC na cultura de colaboração para a aprendizagem 5.4 Cenário para a aprendizagem 6. O conhecimento em rede 6.1 Inteligência coletiva (comunidades de práticas, motivação para o compartilhamento 6.2 Ferramentas tecnológicas – portais corporativos 6.3 Interoperabilidade, acordos de cooperação e interações 7. GC Instrumental 7.1 Metodologias 7.2 Identificando as necessidades da implantação de projetos de GC 7.4 Práticas da GC 7.5 Principais entraves à GC 7.6 Resultados observados 8. Gestão do conhecimento na Esfera Pública 8.1 Novos espaços de trabalho 8.2 Conversações 8.3 Motivação, emoção e intuição 8.4 FormalizaÇão da GC 8.5 Novo conceito de estratégia |
Plano de Avaliação do Desenvolvimento da Aprendizagem Estudos de casos desenvolvidos em sala de aula, pesquisas, apresentação de trabalho em grupo e participação do aluno em sala de aula. Metodologia de Avaliação : Participação nas atividades.....................4,0 pontos Apresentação de Trabalho.......................6,0 pontos |
Bibliografia |
Bibliografia Geral (Básica e Complementar) |
Gestão do Conhecimento: uma estratégia empresarial. Organizadores, Isamir Machado de Carvalho, Sergio Peixoto Mendes e Vivianne Muniz Veras. Brasília: J.J. Gráfica e Comunicações, 2006. FAYARD, P.O jogo da interação: informação e comunicação em estratégia. Caxias do Sul: EDUCS, 2000. DIMANTAS, Ernani. Linkania: uma teoria de redes. Editora Senac: São Paulo. SP, 2010. Congresso Ibero-Americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. (1.:2006: Curitiba, PR). CAVALCANTI, Marcos e Nepomuceno, Carlos. O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. De SORDI, José Osvaldo. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Cristina Costa Barros Schlesinger… [et al.]. Curitiba, Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, 2008. TERRA, José Claudio C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2001. |
Nome do Professor | Assinatura |
Tina Andrade |