Plano de Aula

Nome do Curso           
Curso de Pós Graduação em Gestão Pública – 2011 / 2012 
Código do Curso          


Nome da Disciplina      
Gestão da Informação e do Conhecimento
Código da Disciplina    

Carga Horária Total      
32 horas
Período                 
16/05 a 04/07/2011
Turma      
T 41 –Secretaria de Finanças

Objetivos da Disciplina
Proporcionar aos alunos conhecimento e técnicas para elaboração do planejamento, procurando demonstrar a importância da implantação de um sistema e controle orçamentário como instrumento na tomada de decisões.


Ementa
Identificação das necessidades, desenvolvimento, implantação e atualização do sistema de informações da organização – gestão da informação  para apoiar a missão institucional e promover a integração com cidadãos usuários, sociedade, fornecedores e parceiros. Identificação, tratamento e compartilhamento do conhecimento - gestão do conhecimento para melhoria dos processos, produtos e serviços.



1.       Pós-Graduação e Universidades Corporativas – aprendizagem organizacional na esfera pública – opção institucional para o gerenciamento da criação de conhecimentos, da aprendizagem e inovação.
2.       Conceito de informação
2.1 Contextualização
2.2 Fundamentos da Informação
2.3 Contribuição da Teoria da Hierarquia das Necessidades para a aprendizagem
2.4 Produção e consumo de serviços e produtos da informação
3.       Gestão Estratégica da Informação
3.1 Objetivo e princípios básicos
3.2 Sistemas da informação e governança dos recursos da TI
3.3 Linguagem documentária, terminologia, taxonomia e metadados
3.4 Mineração
4.       Competência informacional
4.1 Comportamento e cultura da informação
4.2 Deontologia
4.3 Políticas
4.4 Hideability, Findability – segurança e controle de acessos
5.       O papel da Gestão do Conhecimento
5.1 Condições para a criação do conhecimento na Administração Pública
5.2 O cérebro é o poder
5.3 GC na cultura de colaboração para a aprendizagem
5.4 Cenário para a aprendizagem
6.       O conhecimento em rede
6.1 Inteligência coletiva (comunidades de práticas, motivação para o compartilhamento
6.2 Ferramentas tecnológicas – portais corporativos
6.3 Interoperabilidade, acordos de cooperação e interações
7.       GC Instrumental
7.1 Metodologias
7.2 Identificando as necessidades da implantação de projetos de GC
7.4 Práticas da GC
7.5 Principais entraves à GC
7.6 Resultados observados
8.       Gestão do conhecimento na Esfera Pública
8.1 Novos espaços de trabalho
8.2 Conversações
8.3 Motivação, emoção e intuição
8.4 FormalizaÇão da GC
8.5 Novo conceito de estratégia

Plano de Avaliação do Desenvolvimento da Aprendizagem

Estudos de casos desenvolvidos em sala de aula, pesquisas, apresentação de trabalho em grupo e participação do aluno em sala de aula.
Metodologia de Avaliação :
Participação nas atividades.....................4,0 pontos
Apresentação de Trabalho.......................6,0 pontos



Bibliografia
Bibliografia Geral (Básica e Complementar)

Gestão do Conhecimento: uma estratégia empresarial. Organizadores, Isamir Machado de Carvalho, Sergio Peixoto Mendes e Vivianne Muniz Veras. Brasília: J.J. Gráfica e Comunicações, 2006.
FAYARD, P.O jogo da interação: informação e comunicação em estratégia. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.
DIMANTAS, Ernani. Linkania: uma teoria de redes. Editora Senac: São Paulo. SP, 2010.
Congresso Ibero-Americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. (1.:2006: Curitiba, PR).
CAVALCANTI, Marcos e Nepomuceno, Carlos. O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
De SORDI, José Osvaldo. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008.
Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Cristina Costa Barros Schlesinger… [et al.]. Curitiba, Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, 2008.
TERRA, José Claudio C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2001.


Nome do Professor
Assinatura
Tina Andrade