28.6.11

Facilite a sua vida: adote mapas mentais!

Link

"Quando os alunos aprendem determinado tema utilizando mapas conceituais, eles desenvolvem seu próprio entendimento através da internalização da informação. Por outro lado, quando os estudantes constroem seu próprio mapa conceitual, eles necessitam desenvolver inicialmente uma compreensão sobre os conceitos que estão estudando, antes de poder representar seu conhecimento através de um mapa pessoal (Vekiri, 2002: 266). Utilizar um mapa construído por uma especialista e construir seu próprio mapa são duas vertentes da utilidade dos mapas no processo ensino/aprendizagem". (TAVARES, 2007)
O conceito de mapas mentais foi criado pelo ingles Tony Buzan. Baseia-se no conceito de que nossos pensamentos não são lineares e não seguem um fluxo contínuo. Quando usamos cores, imagens e palavras chaves nossa capacidade de criação e memorização cresce muito.

Para Buzan, a criação de mapas mentais obedece 7 leis:

  1. Comece no centro de um papel;
  2. Use uma imagem central que designe a ideia principal;
  3. Utilize-se de cores;
  4. Interligue ramos primários, secundários, tercerários e quantos forem necessários;
  5. Deixe os ramos curvelíneos para dar um aspecto de árvore a eles;
  6. Use images para gerar associações, pois nossa mente lida melhor com elas;
  7. Use palavras-chave.

Estes mapas podem ser utilizados para montar palestras, aulas, estruturar todo o tipo de projeto. Na verdade é possível fazer mapas mentais para quase tudo.

O Mindmeister é uma boa ferramenta online (gratuita) com versão em Português. Experimente criar seu próprio banco de mapas com ela! Depois POSTE NESTA SEÇÃO o exercício da aula 7.

17 comentários:

  1. Adorei esta "ferramenta", já fiz o exercício pra entregar, pena que a folha A4 ficou pequena!!! rsrs
    Comecei a utilizar este tipo de exercício pra outras coisas na minha vida, começando a colocar em prática a criatividade...

    ResponderExcluir
  2. Gostei de fazer.....Com certeza farei uso em meu dia a dia. Já deixei o meu com você na ultima aula...

    ResponderExcluir
  3. O Mindmeister facilitou e agilizou muito a criação de mapas.estimula o exercício.......enfim, seguirá via email mensagemparatina... a lição 7.
    Recomendo que todos utilizem a ferramenta para construção de seus mapas.

    ResponderExcluir
  4. Farei uso desta ferramenta em meu dia a dia, estimula a criatividade. Estou encaminhando por e-mail.

    Cristiana F. F. Miranda

    ResponderExcluir
  5. Essa ferramenta é muito legal! Sem dúvida vai nos ajudar muito, ao invés dos meros tópicos que estamos acostumados a fazer, e além de tudo, com o mapa mental fixamos ainda mais as informações. Com certeza ela será utilizada em muitas atividades, além de ficar com um visual muito charmoso. Repasso aos meus colegas da Turma41, pois sei que num futuro breve será de grande valia. beijos a todos
    Aurora N. Viana

    http://i56.tinypic.com/312tnk8.jpg

    ResponderExcluir
  6. Aos poucos vou aprender mais sobre como usar a nova ferramenta, e tenho certeza de que ainda irá ser muito útil !

    ResponderExcluir
  7. Somando o útil ao agradável, aproveitei a oportunidade de desenvolver o exercício, utilizando a técnica do "Mapa Mental", para realização de um breve resumo das atividades do meu ambiente de trabalho que necessitam de reorganização ou aperfeiçoamento.
    Pena não ser possível incluir o arquivo aqui nos comentários. Segue por e.mail > mensagemparatina@gmail.com.

    Marcelo Pierantozzi Gonçalves – Turma 41.

    ResponderExcluir
  8. Interessante esse mapa, confesso que não conhecia,mas após conhecer através da aula da Tina me despertou uma curiosidade incrível, até naveguei na internet em busca de mais informações, o legal é que dá para usar em todas as área da nossa vida, show de bola.
    Maria Marcia G, de Alvarenga - RGM 72590

    ResponderExcluir
  9. Tina, foi sensacional esse mapa mental, ajudou muito para executar muitas funções no dia-a-dia além de melhorar o como gravar as informações de um breve resumo das atividades do meu ambiente de trabalho que necessitam de reorganização ou aperfeiçoamento podendo estender no profissional e pessoal.

    Marcelo S. Tamioso - T41

    ResponderExcluir
  10. Constatei que o Mapa Mental pode ser usado para elaboração de check List (Lista de Verificação), para facilitar a lembrança dos itens a serem confirmados. E no nosso universo tão vasto de informações é um recurso muito prático para resumir e consolidar os assuntos mais relevantes do nosso cotidiano.

    Eliana Silva Campos – Turma 41

    ResponderExcluir
  11. Tina,
    Utilizar a técnica de Mapa Mental para mim é otimo. Eu já a utilizava quando da minha preparação para as provas dos concursos. Agora vou compartilhar os meus conhecimentos com os meus colegas de trabalho. Por isso, estou fazendo vários mapas sobre a legislação do Município de SP e enviei para você por e-mail.
    Obrigada!

    Bjos!
    Cleide - Turma 41

    ResponderExcluir
  12. Muito bom a tecnica do mapa mental, ajuda-nos a memorizar, realmente facilita o nosso dia a dia.

    Tânia Ângela turma 41

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da idéia do mapa mental, vai ajudar muito no nosso dia a dia, também no profissional.
    Encaminhei o meu por e-mail.

    Silmara Aparecida Fortunato Pereira – Pós Turma 41

    ResponderExcluir
  14. Super interessante essa ferramenta, muito fácil de utilizar e de fazer o mapa mental, utilizarei sempre.

    Fiz o meu mapa e encaminhei por e-mail.


    Neseli - Pós turma 41

    ResponderExcluir
  15. É realmente uma ferramenta maravilhosa, além disso estímula e aumenta a criatividade e torna mais claro os caminhos possíveis para a realização de um projeto e do trabalho diário.

    Tatiana Martins Coelho - Turma 41

    ResponderExcluir
  16. O mapa mental ajuda a organizar as idéias, de fato é ótima ferramenta que ajuda para estruturar projetos, palestras, etc.
    Esta ferramenta propõe uma direção para colocarmos cada coisa no seu lugar d acordo com o que estamos pensando no momento e desejamos projetar.
    A aplicabilidade desta ferramenta será de muita utilidade em qualquer organização.

    Carmen Cristovam- turma 41- Pós - RGM 72257

    ResponderExcluir
  17. Achei bárbaro o mapa mental e os ramos cuvelíneos, me diverti com as sequências dos desenhos, uma maneira diferente de pensar, idealizar e projetar, muito legal.
    Norma – Turma 41.

    ResponderExcluir