25.5.11

"Conhecimento é experiência. O resto é informação."

Já no nosso primeiríssimo encontro vimos aquilo o que distingue dado de informação, informação de conhecimento, de competência e de aprendizagem. Quando eu digo que "encontrei a fonte"(foi o exemplo que escolhi), a palavra"fonte", isoladamente, é interpretada de uma maneira diferente por cada um que a recebe.

Mas isto não é suficiente para reduzir a incerteza do grupo diante de tantos significados. Fonte: s.f. Água viva que sai da terra; nascente: fonte de água mineral. Chafariz, bica. Chaga aberta com cautério. Fig. Princípio, origem, causa: a eleição é fonte do poder. O texto original de uma obra. Cada um dos lados da cabeça que formam a região temporal. Fonte limpa, a causa primária de um fato, a sua verdadeira origem; autoridade competente: sei isso de fonte limpa.

Assim, se a razão de ser da informação é reduzir as incertezas, enquanto não ficar claro para todos do que estou falando, "fonte", não passará de um dado. Assim, eu digo que "encontrei a fonte Bauhaus que tanto procurava para instalar e aplicar em um texto". "Fonte", faz parte da taxonomia popular do jornalismo, ou seja, é uma palavra que classifica a letra ou tipo utilizado na composição gráfica de um texto.

A partir do momento que este dado passa a fazer sentido para meus ouvintes, pois foi devidamente contextualizado, aí então se configura a informação. Já o conhecimento, a despeito dos infinitos conceitos e descrições que lhe são atribuídos científica e empiricamente, ele acontece para cada um de nós, é único. Aquilo o que eu sei me pertence, mas pode ser partilhado. "Conhecimento é experiência, o resto é informação." - dizia Einstein.

De fato está aí a diferença: qualquer pessoa pode fazer o download do documento de texto com, por exemplo, a fórmula da Coca-Cola na internet. Mas isto não garante que se possa recriá-la. Para isto é preciso uma competência essencial. Conhecimento se dá quando você transforma a informação (saber) em fazer. A competência é um "cha" (conhecimento + habilidade + atitude).

Já a aprendizagem, ela acontece quando aquele conhecimento é internalizado e passa a fazer parte (na-tu-ral-men-te) de nossos afazeres diários. A gestão do conhecimento é, portanto, uma maneira de a organização se autoconhecer, saber onde estão os dados, informações, conhecimentos e competências nela dispersos e como pode aprender, ensinar e inovar com isto.

Nesta disciplina surge a oportunidade de contribuirmos efetivamente na constituição de uma Cultura da Informação na Organização Pública. Para tanto, vamos nos informar para formar; conhecer não somente sobre a informação em si e o bem (capital intelectual) que ela representa, mas como podemos lidar com ela e realizar a partir dela.

DICA: para uma melhor apreensão do conhecimento, procure comentar os conteúdos postados; e/ou comentar com colegas, ou (pelo menos) fazer apontamentos em seu caderno.

31 comentários:

  1. Varios e muitos apontamentos feitos !!!!
    `Conhecimento se dá quando você transforma a informação em fazer` .
    Apontamentos sobre propostas para melhor funcionamento da corporação.

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  2. Devemos que agir dentro das regras do Estado Democrático de Direito, e isto vale para as empresas e para os Estados, na comunidade das nações. Esta organização rompe com esta regra.

    Na defesa dos interesses nacionais ou corporativos, sempre haverá pessoas interagindo com pessoas, participando de um jogo e, mesmo com a melhor das intenções, podem falhar.

    Como os documentos não falam por si mesmos, antes de vazá-los é preciso selecioná-los: de qual país, de qual empresa. Julian Assange e seus colaboradores, participam de um jogo de dimensões planetária. Escolheram um lado!

    Como um otimista, que acredita sempre na vitória do bem, ou seja, contra o crime organizado, a corrupção e a violação dos direitos humanos, torço para um final feliz.
    [Luiz Carlos, Turma 41]

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  3. Na busca por conhecimento e por atingir o objetivo, o cérebro humano pensa o tempo todo em soluções e, o caminho a ser traçado deve ser através da informação. SANDRA REGINA BAPTISTA - TURMA 41

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  4. A informação faz parte da vida, sem ela não sabemos de nada,não aprendemos nada.... Nas organizações a informação e considerada como ingrediente básico do qual dependem os processos de decisão. Uma empresa não funciona sem informação e quanto mais eficiente for o acesso as informações, mais rapido a empresa chegará ao seus objetivos.

    Cristiana F. F. Miranda RGM72401 turma 41

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  5. Tenho percebido que um dos maiores entraves nas relações, tanto profissionais como pessoais está na dificuldade de comunicação. Muitas vezes partimos do princípio que “os outros estão entendendo” exatamente aquilo que queremos expressar, mas nem sempre essa é uma premissa verdadeira. Dados são distintos de informação e, se não vivenciados, jamais chegarão a ser conhecimento.

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  6. Gostei muito do comentário da Ana Claudia!! Realmente devemos saber nos expressar de forma clara e objetiva, pois hoje temos muita informação e não sabemos partilhar e ajudar o outro. O conhecimento realiza e é extremamente útil quando vivenciado e compartilhado. Estarmos abertos ao aprendizado e ao conhecimento do outro nos realizará plenamente.
    Maria Cristina Della Líbera - Pós - Turma 41 !!!!

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  7. Também partilho da opinião da Ana Claudia. A transmissão da informação deve ser feita de maneira adequada, tentando entender a forma com que o interlocutor recebe essa informação. Só assim há transmissão de conhecimento, de fato.

    O exemplo presente no texto, relativo à palavra "fonte", serve para ilustrar essa situação. Se a pessoa que recebe a informação não estiver acostumada com o jargão utilizado durante o diálogo, não conseguirá aproveitar a informação que está sendo passada a ela.

    Interpreto a frase do Einstein utilizada no título do texto, mas precisamente a palavra "experiência", como a capacidade que a pessoa tem de contextualizar aquilo que pretende transmitir aos seus interlocutores. Contextualizar, traduzir, interpretar, isso é transmitir conhecimento.

    Abraços.

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  8. É muito difícil decidir quais informações devem ser divulgadas. Quando pensamos que nada deve ser ocultado, precisamos refletir quanto ao impacto que isso pode causar, se ísso é realmente necessário, fundamental, imprescindível. Em certas situações, convém não divulgarmos todo o conteúdo da mensagem, mas apenas o essencial, o que realmente será de valor. Quanto a divulgação das notícias pelo Wikileaks, sabemos que os líderes de governos, pessoas que comandam grandes corporações, ou os que tomam decisões que repercutem em todo mundo, jogam por regras não muito claras ou limpas. Cabe a nós, quando as notíciam chegam ao nosso conhecimento, refletir sobre as decisões concordando ou não, mas atentos a certos detalhes que faltam e que nunca chegarão ao nosso conhecimento. Se como foi escrito por Machiavel "Os fins justificam os meios...", então, nada para se surpreender; contudo se analisarmos com ética e olhar humano não concordaremos com a maioria das notícias a que temos conhecimento.
    Aurora Viana - turma pós41

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  9. Este texto me fez pensar num antigo bordão "nada substitui a experiência". É que atualmente temos muito mais informação do que a geração passada, pois a internet nos abriu uma imensa janela para o mundo. Mas é experiência pessoal ou comunitária que nos permite descobrir um sentido para as coisas. Sem a experiência, não há vida e não passará de acumulo de informação.
    Mas por esse mesmo caminho, podemos reduzir as incertezas, por meio de pesquisa séria e sistemática, descobrir o verdadeiro sentido das coisas, transformando dado bruto em conhecimento.
    E este saber pode ser compartilhado. No entanto, é necessário que cada um supere sua cota de egoísmo.

    Luiz Carlos, jun/11 - Turma 41

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  10. Em todos os momentos de nossas vidas vivenciamos situações e experimentamos algo. Isso é o conhecimento. Ele é pessoal, subjetivo, sempre prático, e por isso, pertence a cada um de nós.
    Eu acho que não pode ser compartilhado, o que eu compartilho sempre são as informações (já que são os dados contextualizados).
    Aluna Cleide – Turma 41

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  11. Conhecimento é a informação interpretada, ou seja, o que cada
    informação significa e qual impacto no meio cada informação
    pode causar.
    Em um Mundo econômico e social onde a única certeza é a
    incerteza, o conhecimento é fonte segura , pois, quem conhece pode estabelecer novas relações, tirar novas conclusões, fazer novas inferências, agregar novas Informações, reformular significados. Ao exercitar o Conhecimento, ele se consolida e cresce.
    Adelaide S. Martins Turma 41

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  12. Concordo com o comentário do colega Luiz Carlos,e digo que a experiência é um acumulo de diversas informações que vai nos formando como indíviduos que somos, como cidadãos e nos posiciona nesta vastidão de incertezas que o futuro pode nos oferecer

    Elizete Silva - turma 41

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  13. É interessante transformar a informação em conhecimento e contextualizar na vida e nos desafios que enfrentamos.

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  14. O conhecimento é a ação, aquilo que a pessoa faz quando utiliza as informações, então é fundamental usar a informação, transformá-la em conhecimento e dela fazer uso com responsabilidade para atingir nossos objetivos.

    Assim, estamos a todo o momento transformando dados em informações e as informações em conhecimento e quando você compartilha o seu conhecimento, você não está apenas dividindo ou repassando informação, você está abrindo espaço para a troca e para o conhecimento pessoal e profissional.

    Eliana Silva Campos Turma 41

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  15. A informação passa o conhecimento fica, as informações são dados tratados exemplo prático da vida cotidiana. O conhecimento constitui um saber produz idéias e experiências que as informações por si só não produz.
    No mundo da nova era “Aldeia Global” somos receptores de inúmeras informações, algumas são efetivamente úteis outras não.
    Descobrimos quem somos porque aprendemos, ao mesmo tempo a nos ver numa relação com outros, faço uma comparação ”desde a antiguidade até os dias de hoje, um lavrador mesmo desprovido de outros conhecimento sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, tipo de solo adequado para diferentes culturas”. O conhecimento é o poder da escolha, não ocupa espaço.

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  16. A vida profissional de hoje exige que tenhamos conhecimento de muitas informações, por isso é muito importante saber filtrar o que é interessante do que não é, além disso existe a questão de saber usar as informações, uma formula química pode ser um tesouro na mão da pessoa com o conhecimento adequado, mas apenas caracteres sem sentido para um leitor comum. O mercado exige hoje um profissional que pró-ativo, que procura se aprimorar sempre.

    Agnaldo dos Santos Galvão Turma 41

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  17. É pertinente a chance de refletirmos sobre o tema: “Cultura da Informação na Organização Pública”, um dos principais pontos de deficiência no desenvolvimento da excelência da gestão administrativa.
    Dentre outros pontos que contribuem para esta deficiência, destaco, em especial, a rotatividade de recursos humanos nas diversas divisões administrativas. Com isso, nos deparamos com a necessidade de disseminação de informação e conhecimento de dados, pois observamos a dificuldade dos Servidores na completa assimilação do significado de cada informação que leva ao conhecimento para resolução de problemas.
    Isso se deve ao rico e vasto conjunto de dados peculiares às atividades da Administração Pública. Nos deparamos com Servidores executando atividades, gerando informações através da coleta de dados sem o completo entendimento do conhecimento a que a informação se presta. A conseqüência em geral é representada pela morosidade do desenvolvimento do resultado final do trabalho esperado.
    Faz-se necessário um aprimoramento na política de desenvolvimento de recursos humanos no contínuo treinamento aplicado aos Servidores, proporcionando-lhe o conhecimento, onde seja possível motivá-lo para que possa desenvolver sua habilidade com o objetivo da excelência da gestão administrativa.

    Marcelo Pierantozzi Gonçalves – Turma 41.

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  18. Informação e dados não devem ser confundidos como sinônimos. O papel que a informação desempenha na atualidade é de extrema importãncia, beneficiando em decisões mais assertivas...
    Conhecimento é a informação mais valiosa que podemos ter, pois são nossas experi~encia individuais.

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  19. Quando tivemos o exemplo em sala de aula com a palavra fonte, houve várias interpretações, pois não estava inserido em um contexto que permitisse distinguir o real significado deste dado.
    Uma vez contextualizado de acordo com as experiências individuais, as dúvidas são eliminadas, e a informação passa a fazer sentido.
    Essa informação transformada gera o conhecimento que pode ser compartilhado.
    O conhecimento, quando passa a fazer parte das ações do dia-a-dia, é aprendizagem.
    Percebemos que no nosso dia-a-dia isso nem sempre acontece por vários fatores, e que só atrapalham a disseminação do conhecimento entre a equipe que poderia contribuir para um trabalho mais eficiente.
    Aurora Nohara Viana-RGM72556
    Pós-Gestão Pública - Turma 41

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  20. Achei muito interessante o que o Álvaro postou no dia 06/06, pois nem todos temos o cuidado ou a experiência de identificar de que forma deve ser passada a informação para o ouvinte.

    (Maria Marcia G, de Alvarenga- Gestão de Conhecimento e Informação - Turma 41)

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  21. A informação pode e deve ser amplamente divulgada de forma a ser compeendida pelo interlocutor, mas o conhecimento como diz o texto é uno e pertence a quem de fato vivenciou, mas pode, sem dúvida, ser compartilhado. Na Secretaria onde trabalho, como gestão do conhecimento foi criado o "banco de talentos" onde o objetivo é compartilhar o conhecimento.

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  22. O conhecimento é volátil e as informações se tornam velhas rapidamente, o acumulo de conhecimento de nada vale se não o usarmos para transformar a nós mesmos e ao que nos cerca, por isso, é importante aprender a pensar,a pensar a realidade Este é uma frase ou um pensamento de Paulo Freire e serve para pensarmos não apenas a pensar condicionado pelo o que nos é imposto através das múltiplas informações que recebemos todos os dias, e que já vêem,muitas vezes, direcionada a uma forma de pensamento que não nos pertence.

    Edna Ciaravolo - Turma 41

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  23. Aprender é gerar uma demanda de informação .O conhecimento nasce das experiências.É o ato ou a atividade de conhecer, realizado por meio da atitude de fazer, da experiência.

    Andrea Franco

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  24. Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair uma ou várias idéias ou ter noção de alguma coisa. Informação carrega uma diversidade de significados, podendo ir do cotidiano ao nível mais técnico.

    Marcelo Soares Tamioso - T41.

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  25. O conhecimento é a informação analisada, compreendida e incorporada, é aquilo que construímos, realizamos, geramos e produzimos. É o resultado da interação entre o indivíduo, a informação e o significado atribuído.

    TATIANA MARTINS COELHO - T41

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  26. A divulgação de informações acontece atualmente por diversos meios e, quando um veiculo traz notícias que geram impacto e repercussão negativa ou positiva provoca a questão etica. Por exemplo com divulgação de documentos secretos de Governos e notícias confidenciais como é a proposta do wikeleaks.Ocorre que se faz necessárias fontes como esta para tornar público, violação de direios humanos e outras praticas abusivas seja por parte de Governos ou de outras organizações.Fatos censurados que devem se tornar conhecidos da humanidade e,nesse formato, protege-se a fonte para se evitar perseguição e outros atos contra a segurança pessoal dos responsáveis.(a informação é muito importante eé preciso lutar contra organismos que querem manter a populiação afastada dos fatos.Considero muito positivo articulaçõs de orgãos da midia para divulgação de documentos secretos, pois minimamente alerta o leitor sobre o que pode estar ocultado na informação.
    Assim cada leitordeve buscar a veracidade da notícia.Ou seja, cabe a cada um de nós gerenciar a informação recebida e a viabilidade de transformá-la em conhecimento.

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  27. O grande desafio das organizações é transformar a informação em conhecimento.
    Um fator determinante para o sucesso das organizações é o de a informar de forma clara.
    Portanto, o lema das Organizaçãoe Públicas deveria ser "Informar para formar".

    João Roberto Orlando. T41

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  28. Este comentário foi removido pelo autor.

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  29. O conhecimento não pode ser inserido num computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" num computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se é possível processá-la no computador e transformar o seu conteúdo, e não apenas a forma, o que nós temos de fato é uma tradicional base de dados.

    Nadia Guimarães Corrêa - Turma 41 - Gestão Pública

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  30. A idéia do conhecimento é orientada ao aprendizado, constituído pela tecnologia, políticas, procedimentos, bases de dados e documentos, bem como pelo conjunto de experiências (CHA).
    Quando se trata de tudo que é criado no âmbito da organização, prevê toda a comunidade participe de tudo o que fala, valores, normas, princípios, etc, chamamos de cultura da informação.
    O conhecimento é muito rico, desde que compartilhado, caso contrário ele morre por este motivo a organização deve sensibilizar as pessoas o quanto o conhecimento e as informações são importantes e para isto deve ter maturidade das pessoas para que não gere conflitos por motivo de informações distorcidas ou até um profissional que detém o conhecimento e não abre mão dele, acaba muitas vezes prejudicando a organização.
    Carmen Cristovam- turma 41- Pós - RGM 72257

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